Como não perder o foco na empresa?

1. Escreva uma lista de tarefas diárias e planeje o seu dia

Mantenha essa lista ao seu lado para mantê-lo concentrado. Quando você tem uma lista das coisas que você tem que realizar em um dia perto de você fica mais fácil realizá-las, pois ela funciona como um lembrete do que precisa ser feito.

2. Determine um tempo para suas tarefas

Se você faz uma determinada atividade por muito tempo, aos poucos ela começa a ficar repetitiva e você começa a produzir menos e perder o foco, pois perdeu aquele interesse inicial por fazê-lo. Dessa maneira, o ideal é estipular um período para uma tarefa, cumprí-lo e, se a tarefa ainda não foi concluída, separar outro período, à frente, para concluí-la. Por exemplo, determine 30min. Para fazer uma tarefa e passado esse tempo, comece a fazer outra diferente. Dessa maneira você torna o seu trabalho algo mais interessante e menos repetitivo.

3. Instale filtros no seu E-mail

Se você gasta muito do seu tempo se comunicando e planejando na frente do computador, as chances são grandes de você lidar com e-mails frequentemente. A criação de filtros no e-mail pode ser uma excelente maneira de separar o que é importante e urgente de coisas pessoais que podem esperar.

4. Não verifique seu e-mail pessoal de manhã

Verificar e-mails pessoais pode ser uma grande distração, mesmo com a instalação de filtros. Isto é especialmente verdadeiro quando seus amigos lhe enviam links para artigos interessantes, piadas ou vídeos no YouTube. Se você não tiver cuidado pode ficar nisso por horas. Em vez de verificar o seu e-mail pessoal, logo que você entrar, tente começar a trabalhar imediatamente. Verifique seu e-mail só depois de ter algumas tarefas concluídas ou em andamento.

5. Escute o tipo certo de música

A música é uma ótima maneira de estabelecer-se na rotina de trabalho. Além disso, a música pode abafar os ruídos do escritório, como impressoras e pessoas conversando. Porém, tenha cuidado, alguns tipos de músicas não são favoráveis ao trabalho produtivo. Músicas onde há muitas letras não são recomendáveis pois as palavras podem interromper seu processo de pensamento.

6 .Encha uma garrafa de água

Manter-se hidratado é muito importante para a saúde. Em vez de ir ao bebedouro com seu copo a cada hora, tente encher uma garrafa de água no início do dia. Isso evita várias ações, entre elas: o movimento de começar/parar que ocorre cada vez que você vai beber água e, o tempo despedido em torno do bebedouro batendo papo com os colegas.

7. Encontre o melhor momento para fazer tarefas repetitivas e chatas

Não importa o quanto você tente evitá-las, você vai ter que enfrentar e fazer tarefas repetitivas e entediantes. Para tarefas desse tipo o melhor é escolher um momento no dia para trabalhar sobre elas. Por exemplo, se você está mais alerta no início do dia, é melhor trabalhar em tarefas que exijam mais de seu raciocínio. Já para tarefas chatas e repetitivas, que podem ser feitas no piloto automático é melhor deixar para o fim do dia, quando se está mais cansado.

8. Limpe sua mesa

Alguns de vocês podem ter mesas que são um verdadeiro caos. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, desde que você consiga encontrar o que procura sem vasculhar muito. No entanto, se não puder. É bom que limpe sua mesa. Isso não significa ter uma mesa vazia, isso significa apenas ter arrumado as pilhas de papel, todos arquivados no local correto e deixar mais acessíveis blocos de notas, canetas para anotações, um maior espaço para trabalhar, etc.

9. Use atalhos no seu computador

Se você faz a mesma coisa com seu computador durante todo o dia, pode ser útil você procurar maneiras de fazê-las sem muita repetição manual, evidenciando no seu Desktop os ícones dos arquivos e programas que você mais acessa.

10. Feche os programas que você não está usando

Abra aqueles programas que realmente serão utilizados por você durante a execução de suas tarefas. Não facilite para que ocorram mais distrações.
O melhor de tudo, é que, ao final do dia, mesmo que algumas tarefas tenham ficado pendentes, estão organizadas e com previsão de término. Veja tudo o que você conseguiu realizar. Saboreie a sensação de “missão cumprida”. Você acaba de ganhar tempo e tranqüilidade.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *