Como fazer um controle de estoque?

Registre tudo

Para controlar o estoque é importante criar um cadastro para cada item, que você deve atualizar conforme houver alguma mudança de status. Você deve usar informações como código e descrição, data de aquisição e de venda, além do preço pelo qual cada item foi vendido. Pode ser feito em uma planilha Excel,  em sistemas específicos ou mesmo em um caderno. O importante e até obrigatório é definir rotinas claras de atualização.

Planeje e se organize

Um bom controle de estoque considera também um bom planejamento do que você quer produzir. Utilizando seu histórico de vendas e as promoções que pretende fazer, verifique no seu estoque se você possui os itens que precisa. Entenda, pela média, quantos itens são vendidos por mês, quinzena, semana ou dia. Se as quantidades serão suficientes, se precisa comprar algo ou se há itens que não pretende mais utilizar. No caso destes últimos, você pode negociar com fornecedores ou mesmo repassar para outras empresas.

Deixe as compras programadas

Crie um calendário com as datas de compra para cada item. Para isso é importante também conhecer como funcionam as entregas do seu fornecedor. De quanto em quanto tempo seu fornecedor te entrega os produtos? Depois de quanto tempo que você pediu ele consegue disponibilizar novamente? Será que não vale a pena mudar para um fornecedor com uma entrega mais rápida? Agendando essa reposição você pode até conseguir descontos e condições melhores nas negociações com os fornecedores.

O que achou das dicas para fazer um bom controle de estoque? Deixe seu comentário!

Fonte: Mães Empreendedoras
Imagem: Google

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *