Marketing de relacionamento e CRM

Pode-se analisar a importância do Marketing de Relacionamento juntamente com o CRM como uma ferramenta estratégica no processo de fidelização dos clientes, visto que ambos utilizam dados importantíssimos voltados ao consumidor, buscando atrair, manter e adequar seus processos no que diz respeito ao melhor atendimento para cada cliente.

O CRM visa obter informações do cliente e histórico de interação dele com a empresa. E marketing de relacionamento são todas as ações tomadas pela empresa como forma de ter e manter uma comunicação positiva com seus clientes. Um dos objetivos é fazer com que o cliente se torne fã dos produtos e da empresa. Se tornem defensores e divulgadores.

Juntando essas duas ferramentas você só terá benefícios, pois poderá utilizar o CRM como uma forma de obter os dados de cada cliente e conhecê-los melhor e assim usar o marketing de relacionamento. Como você terá as informações do cliente e entendera as suas necessidades e interesses, saberá como abordá-lo de forma correta e ter uma boa comunicação. Fazendo com que ele fique mais satisfeito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *