Conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter o cliente antigo

O que diferencia uma empresa eficiente de uma empresa média é o fato de deixar menos clientes escaparem do que as outras. Por isso, separamos para vocês algumas dicas de como manter os clientes antigos. Confira:

1: Por qual motivo o cliente foi embora?

Toda empresa vai alegar que perdeu o cliente por conta de preço, mas a verdade é que antes do preço, existem outros fatores mais importantes que fazem com que o cliente abandone sua empresa. Como exemplo posso citar o descaso, falta de atenção, não entregar o prometido e afins.

Você precisa entender o que fez o cliente ir embora! Depois disso, aprenda com o erro e garanta que ele não se repita.

2: Quem são os clientes que foram embora?

De que vale recuperar um cliente que não é rentável? Apenas ter o cliente não resolve o problema da sua empresa. O cliente precisa ser rentável.

Caso ele não seja, estabeleça no mínimo uma parceria interessante, para que ele não traga prejuízos para a empresa. Feito isso, você precisa entender quais são as necessidades desses clientes. Não corra atrás de um cliente que foi embora, ao menos que isso valha a pena.

3: Não deixe os clientes escaparem

Isso significa transformar uma relação comercial em um compromisso de servir o cliente. Por isso, nunca esqueça que a sua empresa depende do cliente. Uma relação comercial só vai funcionar se existir uma parceria proveitosa entre você e o cliente.

Essa é a melhor técnica de vendas que existe: o compromisso em fazer o cliente dar certo.

 

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