Formas de recuperar o ânimo com o trabalho

Você provavelmente já passou por isso: ao iniciar um novo emprego, a animação toma conta e a produtividade vai lá em cima. Mas, com o tempo, a repetição das tarefas vai tornando aquilo entediante, chato, até que, quando se dá conta de si, você está procrastinando ou levando muito mais tempo para fazer aquilo do que acontecia inicialmente.

Esse desânimo gradual, que para muitos é uma questão de desmotivação, na verdade tem razões biológicas, segundo o psicólogo e professor Daniel M. Cable.

Essa parte do nosso cérebro urge de nós, desde quando somos bebês, que exploremos o que não sabemos. Criancinhas podem ganhar um brinquedo incrível e brincarão intensamente por alguns dias ou uma semana. Depois, elas acham algo que nunca tinham visto, como a chave de um carro, e para elas aquilo é muito mais interessante. Isso não acontece pelo objeto ser divertido ou não, mas por ser novo para ele”, exemplifica.

Quando cedemos a essas novidades ou encontramos um novo olhar sobre algo que nos parecia repetitivo, diz Cable, nosso cérebro libera dopamina, o que nos dá uma impressão de ânimo renovado. E isso também pode acontecer no trabalho, segundo ele.

Para que você melhore os ânimos, separamos 3 dicas para te ajudar:

Aceite o problema e tente achar a raiz dele

É muito mais fácil dizer do que fazer isso, mas você precisa encarar a realidade. Procure o fator que vem deixando você desanimado e pense em como você poderá resolvê-lo. É importante ter a consciência de que essa é uma fase passageira e de que tudo vai melhorar.

Faça algo que você gosta

Tente encontrar tempo para fazer algo que você gosta todos os dias. Mesmo que sejam apenas 5 minutos, dedique-os a cuidar de si mesmo, com o que quer que seja que te faça bem: ler um capítulo do seu livro favorito, ouvir uma música que te deixe feliz, ver um filme ou o que quer que seja.

Descanso é fundamental

Esqueça a ideia de ir para todos os lados, fazer tudo o que você quer ou precisa em um curto período de tempo. Muitas vezes a desmotivação no trabalho vem do simples cansaço físico e mental. Aproveite esse momento para descansar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *